quinta-feira, julho 14, 2005

Sua Santidade, Dalai Lama



O Dalai Lama ao longo do tempo se tornou o líder político do Tibet, onde política e religião se fundiram em um estado teocrático. Desta maneira é comum encontrarmos em literaturas menos especializadas a informação de que o Dalai Lama é um líder temporal e político. Na verdade ele é um monge e lama , reconhecido por todas as escolas do Budismo tibetano, mas mais comumente associado à escola Gelug.
O atual Dalai Lama é Tenzin Gyatso, o 14º Dalai-Lama. Ele nasceu em 1935, e morava no Palácio de Potala durante o inverno e na residência de Norbulingka durante o verão, em Lhasa, capital do Tibet. Em 1959, quando a China comunista invade o Tibet, o Dalai Lama foge para a Índia), onde mora até hoje, em Dharamsala.
Dalai significa "Oceano" em mongoliano e "Lama" é a palavra tibetana para mestre, guru, e várias vezes referido por "Oceano de Sabedoria", um título dado pelo regime mongoliano à Altan Khan (o terceiro Dalai Lama) e agora aplicado a cada encarnação na sua linhagem. Os Dalai Lamas são mostrados como sendo a manifestação de Avalokiteshvara, o Bodhisattva da Compaixão, cujo o nome é Chenrezig em tibetano. O nome tibetano do Dalai Lama é Gyawa Rinpoche que significa "grande protetor", ou Yeshe Norbu, a "grande jóia". Após a morte do Dalai Lama, uma pesquisa é instituída pelos seus monges para descobrir o seu renascimento, ou tulku.

Visit This Site and Help Tibet: http://www.studentsforafreetibet.org/