sábado, novembro 04, 2006

OM MANI PADME HUM

Om

"A monossílaba sagrada que simboliza Brahma. Como uma palavra sânscrita, significa avati raksati - aquilo que lhe protege, lhe abençoa. Como se dá essa proteção? É um mantra e é um nome do Senhor. O nome do Senhor lhe protege através da repetição do próprio nome. Pelo nome você reconhece o Senhor. E, portanto, é reconhecimento em forma de oração.
Sendo um mantra, ele é repetido, e, portanto, torna-se uma prece. O Senhor é o protetor e o provedor; aquele que abençoa é o Senhor; o Senhor é na forma de bênção.
Repetido Om, você invoca o Senhor naquela forma específica. Então, dessa maneira, Om lhe protege.
Portanto, ele é fiel a seu nome. É o Senhor que lhe protege, e não o som. Entre o nome e o Senhor há uma ligação (abhidhána abhidheya sambandha). Um é o nome, o outro é o seu significado. A conexão é que você não pode repetir o nome sem o significado dele, se você o conhece.
Uma vez conhecido o significado, este vem para sua mente, assim como a palavra. Portanto, não são duas ações diferentes. Não ocorre primeiro a palavra e depois de algum tempo o significado. Se você conhece o significado quando a palavra aparece na sua mente, no mesmo instante o significado está lá. Isso é possível somente quando ambos estão interligados.
Essa conexão é chamada abhidhána abhidheya sambandha. E, por causa desse sambandha, o nome protege você, e o Senhor também. O Senhor é Um e não-dual. Isso é o que dizem os Vedas."

O Mantra da compaixão


O mantra mais conhecido do buddhismo tibetano, Om Mani Padme Hum (os tibetanos pronunciam Om Mani Peme Hum) está associado ao bodhisattva da compaixão - Avalokiteshvara. Nesse mantra, Om representa a presença fisica de todos os buddhas. A palavra Mani, que em sanscrito significa joia, simboliza a joia da compaixão de Avalokiteshvara, capaz de realizar todos os desejos. A palavra Padme significa lótus, a bela flor que nasce no lodo; do mesmo modo, devemos superar o lodo das negatividades e desabrochar as qualidades positivas. A palavra Hum, representando a mente iluminada, encerra o mantra.

The mantra Om Mani Padme Hum (literally: "Aum, to the Jewel in the Lotus, hum) is recited by Tibetan Buddhists to invoke Chenrezi, the Bodhisattva of Compassion. Repeating this mantra accumulates merit and eases negative karma; meditating upon it is believed to purify the mind and body.
Spinning prayer wheels, physical or digital, are believed to confer the same benefit as speaking the mantra. It is often recited with the aid of a mala (string of prayer beads.)


Om (ohm) Ma (mah) Ni (nee) Pad (pahd) Me (may) Hum (hum)