Goa Trance
O estilo de música de que vou falar chama-se Goa Trance ou Trance Psicadélico, sendo uma derivação do Trance nascido na cidade alemã de Frankfurt por volta de 1985. Está enquadrado no estilo de música de dança electrónica e o seu reconhecimento no mundo foi no principio dos anos 90. É um estilo que criou um movimento musical muito interessante, com um impacto pouco significativo mas muito positivo na sociedade Portuguesa e no mundo. Trata-se de um estilo musical muito peculiar que abrange várias influência musicais, como o Reggae, Funk, Techno, música étnica e tribal mas sempre com uma base psicadélica. Os adeptos deste tipo de música são o mais variado possível, abrange pessoas de todo o mundo, de todos os costumes e de todas as idades, é realmente um movimento muito heterogéneo. Tem uma componente muito espiritual e ao mesmo tempo, muito tecnológica, existindo numa perfeita e equilibrada simbiose, com o harmonioso yin e yang.
O movimento trance tem a sua génese remota no ambiente que se vivia no estado indiano de Goa. Aqui desde os anos 70 jovende todo o mundo, estudantes, músicos e viajantes, que queriam escapar ao sistema imposto na sociedade ocidental, fomentaram uma cultura alternativa que se assentava na música e na espiritualidade.
Em inicio dos anos 90, mais propriamente em 1993, e à medida que o trance alemão e belga iam crescendo na Europa, os jovens de todo o mundo que se reuniam em festas nas praias da índia começaram a absorver o carácter hipnótico deste estilo, mas maximizando-o com influencias tribais e sons de inspiração indiana e que deu origem á variação Trance: o Goa Trance.
Em Portugal as festas trance começaram em 1994. Estremoz foi a localidade onde um grupo de amigos, se juntou para dançar a primeira vez a música que se ouvia em Goa. A maior parte destas pessoas já tinha estado nas festas da Índia e trouxeram para Portugal a filosofia do movimento. Até 1996 tudo permaneceu muito privado, apenas aconteciam pequenas festas, em florestas e quintas no Alentejo, num circuito de amigos muito selectivo, mas nesse ano novas pessoas entraram no circuito e a palavra trance começou-se a ouvir aqui e ali, começou a ser passada de boca em boca. Um novo som andava por ai a circular, um som que vem de um país distante, muito diferente de tudo o que já se ouviu, tem batidas rítmicas fortes, tribais, com melodias que nos fazem voar e sentir como nenhum outro som consegue. Os jovens amantes de música electrónica começaram a encantar-se por este novo ambiente alternativo que se vivia em florestas e espaços mágicos cheios de luz fluorescente e mistério onde existia uma mentalidade livre de preconceitos e regras.
A partir de 1995 começaram a aparecer produtoras de eventos trance, que começaram a abrir as fronteiras deste novo som para quem o quisesse ouvir. As primeiras festas para o público foram numa floresta em Águas de Moura, tinham poucas pessoas de inicio 300, 400 pessoas, e progressivamente mais pessoas foram aderindo ao movimento. Era impressionante a energia que se cria na pista de dança. Num verdadeiro uníssono dança-se durante a noite sobre uma lua cheia enorme, que transmitia uma claridade misteriosa que ao misturar-se com os sons tribais e as cores psicadélicas fluorescentes cria um espectáculo de luz e som místico, como um verdadeiro ritual cósmico. Depois vem a manhã e tudo se revelava...
A mensagem trance e a sua filosofia, em Portugal, e em todo o mundo, tem sido assente num discurso neo-místico, ecológico, que busca referências e ícones a tradições ancestrais ( orientais, xamanistas, índios das Américas ). A mensagem é criar positivamente uma nova mentalidade através de valores como a arte, ciência, criação, comunicação e expressão, sempre assente em conceitos de Paz, Amor, União e Respeito.
A genuinidade deste estilo de música baseia-se mais na sua diversidade criativa do que na sua viabilidade comercial. Olha-se para este género pela sua diversidade e abertura a experiências profundas através da música, algo que outros estilos, um pouco mais comerciais nunca poderiam oferecer. Sem grande publicidade as festas atraem milhares de pessoas apenas com flyers e com passa a palavra. Com alguma informação e com um elo de ligação forte com os circuitos trance, as produtoras conseguem juntar um número significativo de pessoas da « comunidade trance internacional ».
Muitos amantes do Goa trance são travellers que percorrem o mundo em busca de uma revolução interior que lhes possibilite uma nova consciência, mas também é verdade que muitos não o são, e têm mesmo uma posição crítica sobre aqueles, a verdade é que há bastantes pontos de vista diferentes no seio da cultura trance. Mas o bonito deste movimento é esse, somos todos diferentes mas no fundo todos temos denominadores comuns, elos que nos ligam quer seja pela música, filosofia ou crença, existe um ambiente incrível, com pessoas diferentes e amigáveis de todo o mundo a convergirem para o mesmo local, para ouvirem a mesma música e para viverem no mesmo momento. Celebrar, dançar junto com pessoas de todos os países a ouvir musica de toda a parte do mundo é uma experiência única que o trance pode oferecer, é a junção de tribos de todo o mundo para celebrar a vida e essa é a essência do trance e da sua família.
O fenómeno deste movimento esta acima de tudo assente na sua filosofia de paz e união entre povos através da música e da espiritualidade. Temos muito a aprender com estes seres que apenas desejam viver em paz e equilíbrio consigo mesmo e com a natureza que os rodeia.
“ música é uma arte que está relacionada com a combinação de sons do ponto de vista da beleza, da forma e expressão do pensamento ou do sentir.” (Vitorino de Almeida)
SEE: http://moodbook.com/music/trance.html
http://www.tranzine.democlub.com/13/historia_psy_trance_html
6 Comments:
Nice blog, If you get a chance check my site out.
I have a rollover tarps site. It pretty much covers rollover tarps related stuff.
então, para quando umas novidades
Watch Interviews with Dave Winer, Brewster Kahle, and Others
Interviews with Dave Winer, Brewster Kahle, and Many Others If you're looking for some weekend viewing and/or listening and/or reading you might want to check out NerdTV from PBS .
I just wanted to let you know that I really enjoyed your blog.
I have a hair loss men site/blog. It pretty much covers hair loss men related information and products.
Please come visit if you get a chance!
dito isto, agora eh so atrofiar ao som do trance....................................................... nice texto:P
[url=http://vtyupdr.com]ecIjZckCAHVmsZjP[/url] , oJkRfv , http://pyfnknfrtw.com
Great read, you might like my fitness blog here.
Enviar um comentário
<< Home